Você quer acasalar seu cão? Leia o texto primeiro!

acasalamento nao abpcVocê conhece algum proprietário desesperado (e despreparado) para acasalar seu pet?
Acasalamento de cães é coisa SÉRIA! É preciso avaliar compatibilidade genotípica e fenotípica (traduzindo: genética e se a aparência combina com o Padrão Oficial). Seu cão NÃO TEM NECESSIDADE de acasalar. Machos podem ficar a vida inteira sem sexo que não haverá nenhum problema fisiológico por causa disso. Fêmeas não castradas têm recomendação de pelo menos uma cruza a cada quatro anos para que haja a estimulação das glândulas mamárias e do sistema útero/ovário, evitando certos tipos de câncer do sistema reprodutor. Apesar de não haver dados estatísticos que comprovem isso, grande parte dos criadores concordam a respeito.

Criadores sérios sabem muito bem dos problemas dos acasalamentos não programados. Você quer criar filhotes? Ótimo! É realmente delicioso, mas exige muito planejamento. Estude genética (muito), invista (tempo e muito mais dinheiro!) e só então comece sua criação, escolhendo os melhores padreadores e matrizes (e arque com o alto custo disso). Um gene ruim é passado com frequência para as próximas 8 gerações e tende a se espalhar. Não é porque você ama muito seu cão (e acredito que isso todos os proprietários pensam verdadeiramente assim) que ele PRECISE gerar filhotes. Estude e invista antes para não prejudicar a raça.
É preciso observar que a quantidade de cães ruins (em aparência e qualidade genética) é enorme. AS RAÇAS sofrem com isso. Acasalamentos sem nenhum tipo de programação prejudicam o comportamento e a funcionalidade, gerando inúmeros filhotes com desvios incorrigíveis de temperamento e características físicas incompatíveis com o padrão recomendado. E o pior de tudo: os genes ruins tendem a se espalhar. O PADRÃO existe porque há algumas características que não devem ser mudadas. Em nossa opinião, é muito importante e interessante ter novos criadores, desde que busquem a melhoria da raça, independente das suas opiniões pessoais. Se esse texto animou você, temos certeza que tem tudo para ser um grande criador, não em números, mas em qualidade. Mãos a obra!!!